_________________________________

Garanhuns: Oportunidades para os próximos 10 anos

27 de março de 2017


Sou baiano de Salvador e moro em Garanhuns há 11 anos. Já morei também 22 anos no interior de São Paulo, nas cidades de Rio Claro e Araraquara. Sou proprietário da ÍCONI Consultoria em Gestão. Nestes 25 anos de experiência em Consultoria em Gestão, tenho acompanhado o desenvolvimento de muitas empresas e cidades. Tenho buscado traçar minhas ações empreendedoras e consultoria baseado em dados, não em “achismos” ou apenas intuição. Assim também faço quando de minhas palestras e consultoria.

A “vida” me levou, nestes últimos meses, a conhecer e me aproximar de pessoas fabulosas de nossa cidade. O relacionamento com gestores de visão, filhos da terra que estão voltando e lendo Garanhuns com novos olhos, com entusiasmo e espírito empreendedor, tem sido uma redescoberta.

Aprendi, desde cedo, que para sermos bons empreendedores, precisamos conhecer a mente e a visão dos gestores, no caso, dos administradores de Garanhuns. Foi então que busquei me aproximar e conhecer o que pensa os gestores da Prefeitura, da SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Turismo, do SEBRAE, do SENAC, da CDL, dentre outras entidades.

Nestes últimos meses tive acesso a pesquisas e relatórios privilegiados, além das conversas que abriram a minha mente e fundamentaram minha convicção de que Garanhuns é um campo de oportunidade para os próximos 10 anos. Posso afirmar que os gestores das Secretarias de nossa cidade são competentes, e estão trabalhando focados para contribuir para o progresso de nossa cidade e todos nós moradores. Eu e minha família queremos fazer parte deste momento, contribuindo para o crescimento de nossa cidade, região e país.

Neste momento de crise econômica os gestores precisam fazer a lição de casa: diminuir custos, reduzir gastos e se estruturarem. Isso mesmo, agora é o momento de implementar uma gestão moderna, “arrumar a casa”, pois as oportunidades estão surgindo e a empresa que quiser aproveitar a década de crescimento que se inicia, tem de se preparar para tal.

A seguir apresento a pesquisa que fiz, baseado em informações sobre a nossa cidade. A SDE - Secretária de Desenvolvimento Econômico está preparando pesquisas, dados e relatórios mais atualizados, para que possam embasar com mais exatidão seus projetos. Mas, as informações contidas a seguir, já nos dão uma visão bem clara de como perceber Garanhuns e as perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Não sou uma pessoa pessimista, sou proativo. Nunca assisti aos fatos de maneira passiva, nem com espírito crítico. O atual momento de crise econômica, a qual se encontra o Brasil, nunca me assustou ou trouxe desânimo. Os momentos de crise são um terreno fértil para quem tem criatividade e percepção para criar novas oportunidades. Portanto, espero que estas informações que compartilho com você venham a contribuir para abrir sua mente e visão, e poder se posicionar neste tempo de oportunidades que surgem em Garanhuns, no estado de Pernambuco e no Brasil.

Raimundo Barreto

Consultor e Palestrante
Março de 2017

 
ÍCONI - Consultoria em Gestão Empresarial, Planejamento, Métodos e Informática na Gestão | WebMAIL ©2011