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Empresa desorganizada joga dinheiro no lixo!

29 de março de 2017

Empresa desorganizada joga dinheiro no lixo!

Saiba os benefícios de implantar um Sistema de Organização e Métodos (O&M) em sua empresa.

Em nossa vivência como consultor em gestão e informática aplicada, atuando no diagnóstico e reorganização de empresas de vários portes e atividades de negócios, podemos observar as consequências negativas de uma Empresa Desorganizada. Por outro lado, após implementar adequadamente o Sistema de Organização e Métodos (O&M), temos a grata satisfação de ver os bons frutos de uma Empresa Organizada.

- Empresas Desorganizadas – Consequências:
- Gera Tarefas Organizacionais desnecessárias;
- Por conseguinte, mais funcionário;
- Mais salários, mais encargos e mais impostos;
- Gera desperdício de materiais e tempo;
- Baixo padrão de qualidade dos produtos ou serviços;
- Baixa produtividade;
- Gera-se dependência, enquanto uma empresa organizada o resultado é a interdependência.

Quando uma Tarefa Operacional não é inteligentemente bem planejada e sua execução padronizada, a empresa sempre estará jogando muito dinheiro no lixo. O custo invisível ou irrecuperável de uma tarefa mal executada ou sem sentido pode matar uma empresa. E isso se aplica a todos os setores, seja no atendimento ao cliente, nos caixas, faturamento, cobrança, almoxarifado, marketing, vendas e produção. Em empresas desorganizadas, existem muitas tarefas sem sentido e, por conseguinte, muitos custos invisíveis. E também acumulativos.

O serviço de consultoria em Sistemas de Organização e Métodos (O&M) visa implementar uma metodologia de trabalho, através de fluxogramas, organogramas e outras técnicas modernas de administração, que resulta em redução de custos, simplifica o trabalho e torna as rotinas racionais. É a denominada “Administração Lógica”.

Os resultados da implantação do Método O&M são diversos, dentre eles:

- Elimina-se a redundância de tarefas, os vícios e o retrabalho;
- Há uma economia de Tarefas Operacionais Desnecessárias;
- Resulta em mais produtividade;
- Quadro menor de pessoas;
- Custo menor com salários e encargos sociais;
- Mantém-se o padrão de qualidade dos produtos e serviços;
- Mais eficiência: fazer mais com menos;
- Maior lucratividade.

As Tarefas Operacionais, ou processos das tarefas de cada funcionário e departamento, precisam ser descritas para se manter o padrão de qualidade. É necessário padronizar para medir, controlar, gerenciar e aprimorar os processos.

Estamos em plena “Terceira Guerra Mundial”, a guerra da excelência na administração de uma empresa, dos produtos, dos preços e da qualidade (dos produtos e serviços prestados). O efeito Oriente, Ásia, China, Coréia, Japão, Índia, estão massacrando o Ocidente. Os efeitos da globalização já se fazem notórios em cidades como Garanhuns. Você, empresário, percebe isso? Vence a guerra quem tem competência administrativa; na criação de novos produtos e serviços; preços competitivos e gestão dos detalhes. Guarde bem este termo: GESTÃO DOS DETALHES. Pois são nos detalhes que se consegue uma vitória, superação ou ganhar da concorrência.


Raimundo Barreto
Consultor e Palestrante
(87) 9.9139-3653

 
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