_________________________________

Crise econômica no Brasil!! Época de apertar o cinto, mas também de criar oportunidades!!

10 de março de 2017


Crise econômica no Brasil!! Época de apertar o cinto
mas também de criar oportunidades!!

PIB recua 3,6% em 2016, segundo dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e Brasil tem pior recessão da história. Essa sequência, de dois anos seguidos de baixa, só foi verificada no Brasil em 1930 e 1931; ritmo de corte em 2015 e 2016 foi o maior. Pela 1ª vez, todos os setores se contraíram.

O Brasil está vivenciando a maior crise econômica de toda a sua história, totalmente sem precedentes, com contornos de tempestade perfeita e com fim previsto para meados de 2018 ou 2019. Mas, já para este ano de 2017, os especialistas apontam a retomada do crescimento, embora de forma lenta.

Após a divulgação do PIB, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o PIB de 2016 é "o espelho retrovisor", mas outros dados mostram que haverá crescimento no primeiro trimestre de 2017. O titular da Fazenda destacou que, apesar da nova queda do PIB, o Brasil está agora em processo de saída da crise e começa, "claramente", a crescer.

Para os próximos anos, a expectativa de alguns economistas é menos pessimista. O lado positivo dessa situação é que muitos erros estão sendo corrigidos, como, por exemplo, a redução do endividamento das empresas e das famílias, bem como o retorno do equilíbrio fiscal. Dessa forma, a economia ganha fôlego em 2017 para retomar o crescimento de forma mais consistente e, em maior intensidade, a partir de 2018.

Os economistas e o IBGE prevê que o PIB deverá crescer na ordem de 0,5%, concentrado na segunda metade de 2017 e avançando por 2018. Isso se todos nós, governo, empresas e a sociedade como um todo, fizerem a “lição de casa”.

Reportagem do Jornal Nacional (Rede Globo)
08 de março de 2017

A história de outros países e do próprio Brasil nos ensina que períodos de crise devem ser enfrentados com a aplicação de técnicas de corte de despesas (“apertando o cinto”), mas tendo atitudes proativas de investimento em formação, educação e inovação (criatividade).

Vamos tomar como exemplo o Japão que, no período de crise desenvolveu e aprimorou o Programa de Qualidade Total 5S. A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada.

Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações. No Brasil, tudo começou em 1991. O ramo empresarial foi um dos primeiros a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade.


Os gestores precisam aproveitar o período de crise para melhor se estruturarem, o que também preparará sua empresa para o segundo momento: crescimento sustentável. Por isso, como consultor em gestão tenho orientado algumas medidas a serem implementadas nas empresas, investindo em GESTÃO:

1 - Primeiramente cortar supérfluos e despesas desnecessárias. Também aplicar metodologias que visam a redução de custos. Desenvolvemos um material em nossas consultorias que apontam os caminhos para os empresários e gestores fazerem estes cortes adequadamente e com embasamento.

2 - Segundo, gerir melhor o negócio, a sua empresa, com técnicas e métodos de gestão. Para atingir este objetivo é necessário que o gestor possua conhecimentos básicos em Sistemas de Administração: Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Controle de Materiais, Atendimento ao Cliente, Produção, Organização, Sistemas & Métodos, Gestão de Documentos, Finanças, Qualidade Total, dentre outros.

3 - Investir em qualificação e educação continuada. Não se alcança a qualidade total sem este investimento. A crise, associada à concorrência, pode se tornar um pesadelo para o gestor. O que fazer? Buscar a excelência, melhorando a qualidade das operações internas e externas da sua empresa. E para tanto existem muitas ferramentas disponível e que podem ser "adquiridas" ao investir em cursos e treinamentos específicos.


4 - Obter e monitorar dados com precisão é de vital importância em todos os momentos, ainda mais em tempos de crise. Utilizando um bom Sistema de Gestão na sua empresa, e que esteja corretamente alimentado com os dados, propiciará obter relatórios importante à tomada de decisões com embasamento: Fluxo de Caixa, Curvas ABC, Plano de Contas, DRE, Sistema de Rotas e Logística, Força de Vendas e muitos outros.

O Sistema de Gestão é um programa de computador que, como o próprio nome indica, contém um conjunto de recursos e informações que oferecem subsídios para se gerir um negócio. Faça a informática funcionar na sua empresa!



Raimundo Barreto
Consultor e Palestrante
www.iconi.com.br
rai@iconi.com.br
facebook.com/ICONI-Consultoria
(87) 9.9139-3653
9.9990-1130 (WhatsApp)
 
ÍCONI - Consultoria em Gestão Empresarial, Planejamento, Métodos e Informática na Gestão | WebMAIL ©2011